Serviços

Sondagem

sondagem-1

A sondagem rotativa diamantada é um método de investigação que consiste no uso de um equipamento mecânico, para a obtenção de amostras continuas do substrato (solo ou materiais rochosos). As amostras obtidas são denominadas de testemunhos, e retratam fielmente as características físicas, químicas e geológicas das rochas atravessadas. São os produtos de forças de penetração e rotação conjugadas em uma ferramenta diamantada. O método é padronizado pela Diamond Core Drill Manufacturers Association – DCDMA.

A Sierranegra Engenharia trabalha com dois métodos operacionais de sondagem, em função das condições geológicas do substrato:

  • O método convencional é utilizado na obtenção de grandes volumes de amostras (testemunhos). É composto por uma coluna de perfuração formada por: coroa diamantada, calibrador ou luva, barrilete amostrador, hastes e demais acessórios. Sendo que para cada coleta de testemunho, é necessária a retirada de todo o ferramental do interior do furo. Os diâmetros trabalhados são: BW, NW e HW.
  • O método wire line é utilizado na obtenção de alta produtividade e velocidade na sondagem. A cada coleta de testemunho, somente o tubo interno do barrilete é alçado à superfície, por meio de cabo de aço tracionado por guincho, passando por dentro das hastes de perfuração. A retirada de todo o ferramental do interior do furo é necessária apenas na substituição da ferramenta diamantada e/ou verificação da composição da coluna de perfuração. Os diâmetros trabalhados são: BQ, NQ e HQ.